sábado, 30 de junho de 2018

Quebrar o tabu: fazer exercício e fitness durante e depois da gravidez



Para muitas pessoas, fazer fitness durante a gravidez ainda é tabu. Há quem ache que pode fazer mal ao bebé, que não devemos fazer nada para não ganhar peso a mais e que o corpo nunca mais recupera depois de uma gravidez. Nenhum destes mitos é verdadeiro, e felizmente a Internet une-nos a outras pessoas na mesma situação.


Exercício durante a gravidez

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, fazer exercício e fitness durante da gravidez é absolutamente seguro, desde que escolha os exercícios correctos e tenha apoio de um personal trainer. Na verdade, há várias vantagens em fazer exercício na gravidez:
  • Ajuda a evitar o ganho de peso excessivo, que não tem qualquer benefício nem para a mãe nem para o bebé, uma vez que exige mais esforço cardiorrespiratório ao corpo;
  • Relaxa os músculos e reduz a ansiedade, o que acalma a mãe, produz uma sensação de felicidade que trespassa para o bebé e reduz a pressão arterial;
  • É seguro praticar fitness até ao terceiro trimestre, sendo que na fase final são recomendados exercícios leves ou ginástica passiva, para que a mãe consiga relaxar na parte mais ansiosa da gravidez.

Exercício depois de gravidez

Depois a gravidez, o exercício é vital para que a grávida perca o peso que ganhou durante a gravidez. Nunca é cedo demais para começar a recuperar a forma, nem sequer é impossível perder todo o peso que ganhou. Entre os exercícios recomendados estão:
  • Amamentar, que não é um exercício em si mas que ajuda imenso a recuperar a forma de antes e a construir uma relação mãe-bebé;
  • Pesos, que são ideais para trabalhar os membros superiores e aumentar a massa muscular.


Está grávida ou acabou de dar à luz? Não deixe que a gravidez a transforme numa pessoa diferente do que a que era antes. A gravidez é apenas um estado: a única implicação que deve ter a longo-prazo é cuidar do seu filho! O seu corpo vai voltar a ser o que era, basta ter alguns cuidados.

Sem comentários:

Enviar um comentário